Cada vez mais está crescendo o modelo de trabalho remoto, também conhecido como home office. Tanto no Brasil como no mundo é possível notar que esse crescimento está cada vez maior e longe de ser uma “onda”.

Em grandes cidades é muito mais comum em função do problemas urbanos como trânsito desgastante e o alto custo para manter a estrutura de uma empresa (aluguel, condomínio, contas de consumo, etc) são os motivos mais frequentes que empresas têm optado por esse formato de trabalho. Porém, a adoção do home office está ligada diretamente com a felicidade e produtividade dos funcionários.

Esse assunto ainda é bastante polêmico (e bastante recente) e muito se fala sobre os pontos positivos e negativos nessa forma de trabalhar. Por isso, listamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de trabalhar remotamente.

Desvantagens do Home Office

  • Distrações: a flexibilidade é uma grande vantagem de fazer home office, pois é possível realizar diversas tarefas ao longo do dia que não seriam possíveis se o trabalho fosse fora de casa. Porém, essa pode ser uma desvantagem caso não seja tomado o devido cuidado. Poder estar mais em casa, na presença dos seus filhos ou poder passear com o seu pet pode ser uma distração, destruindo a  sua produtividade. É preciso estar sempre em alerta quanto a isso.
  • Falta de contato com pessoas: um dos fatores mais relatados por quem trabalha remotamente é a falta de troca de ideias com outras pessoas. Principalmente para quem trabalha em áreas que requerem criatividade, a troca de ideias é bastante importante para que o trabalho tome o rumo correto. Por isso é importante organizar rotinas de encontros ou reuniões para alinhamento. Outra forma interessante, caso o seu trabalho seja individual é trabalhar alguns dias em coworkings ou lugares que oferecem estrutura para esse tipo de trabalho. Dessa forma, é possível encontrar outras pessoas na mesma situação que você.
  • Perfil: um ponto bem importante quanto ao trabalho à distância é que existe um perfil exato de quem se encaixa melhor nesse modelo de trabalho. Existem pessoas que não se adaptarão tão bem, pois precisam estar em contato constante com outras pessoas eprecisam ter sua rotina acompanhada. Nesses casos, não vale a insistência. Encontrar a forma mais adequada ao seu perfil é fundamental.

Vantagens  do Home Office

  • Flexibilidade: estar em casa, ao invés do escritório, faz com que a sua rotina possa ser mais facilmente adaptável ao seu horário de trabalho. É comum que serviços de casa sejam realizados durante o expediente, como aquele técnico que precisa mexer na tv a cabo, ou o encanador que precisa arrumar a pia, por exemplo. Então é bem comum aproveitar que o ambiente de trabalho é em casa para agendar esse tipo de serviço. Ou até mesmo dar aquela passada no dentista à tarde.
  • Menos tempo de deslocamento: muito comum nas grandes cidades, o trânsito intenso pode ser um grande vilão para os funcionários que precisam se locomover diariamente para trabalhar. Quando é possível trabalhar de casa, esse problema é praticamente eliminado, deixando o deslocamento apenas para reuniões e eventuais encontros pessoais.
  • Mais concentração: muitas vezes o ambiente de trabalho coletivo pode trazer distrações para o grupo. Telefones, conversas paralelas, podem diminuir a produtividade dos mais dispersos. Por isso, o ambiente home office traz mais concentração.
  • Estrutura com custos mais baixos: em um formato onde cada usuário é responsável pela sua estrutura, faz com que a empresa reduza custos altos como aluguel e manutenção. Vale lembrar que diversas empresas repassam aos funcionários valores para a estrutura do próprio funcionário, como um benefício, para auxiliar nos custos de conexão e telefonia, por exemplo.
  • Encontrar o profissional ideal: a fronteira geográfica deixa de existir quando o home office é adotado. Dessa forma, é possível aumentar as chances de encontrar o profissional ideal para cada trabalho. Isso se torna muito positivo, pois é possível se especializar cada vez mais. Além de poder deixar a equipe mesclada com perfis diferentes de profissionais.

Fica claro que existem mais vantagens em relação às desvantagens, porém, é preciso avaliar se você ou sua empresa estão preparados para este tipo de trabalho. Caso não esteja, é preciso planejar essa mudança para que tudo ocorra de uma forma para aproveitar das vantagens sem muitas perdas.

Para finalizar, deixamos a dica de um TEDx apresentado em Stanford pelo Nicholas Bloom em 2017 e que fala sobre um estudo realizado na Ctrip com funcionários que foram colocados para trabalhar em casa. Aproveitem!