Se você administra (ao menos) uma página do Facebook, utilizando o Business Manager, já deve ter notado que existe uma aba nova, chamada “Qualidade da Página”. Ela é mais uma ferramenta do Facebook na luta contra as Fake News, e uma tentativa de salvar a rede social, que vem perdendo credibilidade e, até, relevância. Mas como isso afeta você?

Antes de responder essa pergunta, precisamos entender como funciona essa nova ferramenta do Facebook, e pra que ela serve. E o primeiro ponto é lembrar que há algum tempo, o Facebook vem usando ferramentas de checagem de fatos, para diminuir o alcance de posts, ou mesmo remover publicações ou páginas inteiras.

Então, essa ferramenta de Qualidade da Página, é um passo além, que não só busca combater as notícias falsas, mas trazer um pouco de transparência no processo. Antes, quando detectava um post que não se enquadrava nas regras de publicação do Facebook, a rede social simplesmente apagava a página ou post, e enviava uma mensagem aos administradores dizendo que as regras de conduta do FB haviam sido desrespeitadas.

Com essa nova área na administração da página, a equipe do Mark Zuckeberg vai listar para os administradores, quais dos seus posts contém notícias falsas; notícias que não são inteiramente erradas, mas que possuem dados inconsistentes; e até mesmo quando a manchete é mentirosa (independente do conteúdo).

Como funciona a verificação de fatos do Facebook

É importante entender que a verificação de fatos (ou fact checking) não é feita pelo Facebook, ou por uma equipe contratada. Esse “pente fino”, que verifica a veracidade das informações é feita pela International Fact-Checking Network (Rede Internacional de Checagem de Fatos), uma organização não vinculada à rede social.

O FB utiliza os serviços dessa rede internacional, para poder julgar quando um post contém ou não, Fake News.

E como isso afeta a sua página no Facebook?

É bem comum que algumas páginas, utilizem a curadoria de conteúdo como estratégia. É uma ótima opção. Mas, a partir de agora, os administradores de página precisarão ficar mais atentos, selecionando melhor as suas fontes, e buscando publicações de maior credibilidade.

Além disso, é preciso tomar cuidado com o que se escreve. Não está bem claro se esse sistema permite uma diferenciação entre o que é notícia e o que é considerado “opinião”.  Aparentemente, ele irá verificar os fatos e classificá-los, independente de qualquer coisa.

Isso, pelo menos por agora, será feito apenas em páginas. Portanto, é de se supor que “opiniões” devem ser expressadas em perfis pessoais, e não nas páginas do Facebook.

Além disso, as páginas que insistirem em publicar conteúdo sem veracidade, ou com informações questionáveis, terão o seu alcance diminuído pouco a pouco. Logo, se você insistir em publicar conteúdo de fontes duvidosas, mesmo que não tenha a sua página excluída, poderá ver a sua audiência diminuir cada vez mais.

O bom (além do combate aos Fake News), é que essa aba de Qualidade da Página, adiciona transparência ao processo, e quem administra uma página no Facebook, poderá compreender melhor o que aconteceu, quando cometer um engano. Portanto, fique de olho.