Uma dúvida muito comum para quem tem o seu próprio negócio, mas não tem como contratar uma equipe de marketing (e, até mesmo para várias pessoas que estão no início da sua carreira no Marketing), é como saber se a sua campanha está dando certo ou não. Você sabe?

Vamos usar um post patrocinado no Facebook e no Instagram, como exemplo. Digamos que uma loja virtual colocou um produto em promoção, e investiu 500 reais para promover o link. Para saber se está valendo a pena patrocinar o seu post, você deve (escolha uma opção):

  1. Saber quantos cliques acima da média dos seus concorrentes o seu post patrocinado teve.
  2. Prestar atenção no número de visualizações do post, afinal quanto mais gente ler, mais gente vai comprar.
  3. Somar o número de compartilhamentos, likes e cliques do post.

A resposta certa, é nenhuma das anteriores. Porque o objetivo dessa campanha é vender um produto em promoção, não é o de conseguir melhorar a sua presença nas redes sociais. Portanto o que você precisa medir é o Retorno Sobre o Investimento (ou Return Over Investiment, ou ROI, como é conhecido). Ou seja: Quanto aqueles 500 reais investidos, renderam no caixa da sua empresa?

O que é o ROI e por que ele é tão importante

Os itens que você deverá medir vão mudar de acordo com objetivo da campanha. Mas tem um que você sempre precisará medir, que é o Retorno Sobre o Investimento. Ou seja, o quanto você ganhou, depois de ter investido em uma campanha.

Pra deixar mais claro, vamos continuar com o exemplo. O e-commerce que investiu 500 reais para promover um produto com desconto, criou uma campanha no Facebook e no Instagram, que durou uma semana. E, durante essa semana, eles conseguiram vender 2000 reais, através do link promovido.

Dessa maneira, não importa se o post tem 20 curtidas ou 200 curtidas. Como o objetivo era vender, o resultado que importa, é o quanto foi vendido.

Como calcular o ROI

O ROI é o resultado do valor arrecadado com as vendas, menos o valor investido. Ou seja, a diferença entre o valor que você gastou e o que ganhou. No exemplo que estamos usando aqui, é bem simples de calcular: R$ 2000 (o valor das vendas geradas pelo post) – R$ 500 (o quanto foi investido na promoção do post) = R$ 1500.

É claro que essa é uma versão simples do que é o ROI, e de como calculá-lo. Afinal, esse texto é uma introdução ao assunto, para que você conheça algo que é muito importante, mas também bastante negligenciado.

Só que esse cálculo é uma maneira incrível de você começar a compreender mais sobre quais ações que você faz nas redes sociais funcionam, e quais não funcionam tão bem.

Se você quiser se aprofundar no assunto, pode fazer um dos nossos cursos. E, para começar a calcular com facilidade o ROI das suas campanhas, agora mesmo, e compará-los, você pode baixar a nossa tabela. Ela é simples e fácil de usar.