Ter um negócio próprio não é uma tarefa fácil. A maioria das empresas abertas no Brasil atualmente começam com formato reduzido, onde muitas vezes o empreendedor trabalha sozinho ou com uma equipe bastante enxuta. Diversos conhecimentos precisam ser aplicados na rotina do empreendedor e, muitas vezes, esse acúmulo de tarefas pode gerar problemas para a saúde da empresa. Por isso, vou deixar algumas dicas de ferramentas digitais gratuitas que podem auxiliar em algumas tarefas da sua rotina como dono de negócio.

1. Canva

O Canva é uma ferramenta que que auxilia na criação de peças para redes sociais, apresentações, cartazes e etc. Ele é de fácil manuseio e bastante intuitivo. Além de contar com formatos já prontos (o que facilita muito para os leigos que não estão acostumados a lidar com design), ele também oferece uma lista de tipos de fontes e imagens grátis. A ferramenta funciona para desktop, mas há também um app para celulares.

2. WeTransfer

O WeTransfer é uma site que oferece, gratuitamente, o serviço de envio de arquivos. Ele é útil para quando você precisa enviar arquivos grandes para algum fornecedor ou cliente, que não pode ser enviado via email. Para enviar gratuitamente, o arquivo deve ter até 2GB. Basta subir o arquivo e aguardar que seja gerado o link de compartilhamento.

3. Google Keep

O Google Keep é uma ferramenta para anotações. Ele tem acesso via computador, porém ficou conhecido mesmo pela sua utilização no celular. Baixando o aplicativo é possível criar e acessar todas as anotações, que ficam sincronizadas com a sua Conta Google. Ele é ótimo para listas, anotar senhas ou mesmo anotações rápidas de uma reunião.

4. Trello

O Trello é muito utilizado para gerenciamentos de projetos. porém, com ele você pode organizar diversas tarefas, de uma forma bastante simplificada. Ele é uma ferramenta ideal para quem tem o costume de utilizar post-its, mas com a vantagem de que os cartões são se vão se descolar da parede! Ele permite que sejam colocados membros em cada tarefa, adicionadas imagens, comentário e até mesmo check-list. Para quem gosta de organizar e ter sempre à mão um panorama geral das atividades ele é ideal.

5. Google Trends

Mais uma ferramenta do Google, o Trends auxilia para encontrar quais termos são os mais buscados pelos usuários na pesquisa do Google. Com as informações fornecidas pela ferramenta é possível entender e diagnosticar o comportamento do consumidor que está relacionado ao seu negócio. É possível estabelecer filtros por país, estado ou cidade ou até mesmo comparar palavras-chaves. Além disso, ele é bastante simples e fácil de utilizar. Com os resultados, você pode fazer alterações no seu site para que tenha a presença de termos mais utilizados e seu site ser encontrado com mais facilidade.

Existem diversas outras ferramentas gratuitas que você pode utilizar para gerir o seu negócio. Uma boa dica para conhecer novas ferramentas, além de pesquisar na internet sobre as melhores opções,  é conversar com outros empreendedores. Essa troca de informações faz com que sejam compartilhados conhecimentos e dicas importantes para o crescimento de todos.