A gente sabe que o Instagram está entre as redes sociais favoritas atualmente. É possível observar diversos perfis ganhando relevância por produzir conteúdos pertinentes para o seu público. Esses perfis podem ser de celebridades, projetos, empresas ou pessoais mesmo.

Por isso, quero compartilhar com vocês 5 dicas para deixar o seu perfil no Instagram (seja ele pessoal ou profissional) mais relevante e obter resultados legais.

1) Utilize hashtags

Colocar hashtags nas legendas dos seus posts pode ajudar para que novas pessoas encontrem a sua publicação e por consequência, conheçam o seu perfil. O legal das hashtags é que elas são infinitas. Você pode criar a sua própria, mas o aconselhado é utilizar as já existentes, pois mais pessoas irão acompanhar. Para isso, basta ir digitando a palavra e acompanhar as sugestões que aparecerão embaixo. Uma dica bacana para não lotar a sua legenda com uma infinidade de hashtags é colocar sempre uma legenda e somente após as hashtags. Isso vai fazer com que elas não apareçam logo na primeira visualização de quem já segue você, ficando quase imperceptível.

2) Interaja com os comentários nos 30 primeiros minutos da publicação

O algoritmo do Instagram avalia as publicações para identificar se a sua publicação é relevante ou não para os seus seguidores. Dessa forma, os 30 primeiros minutos após a sua publicação ser publicada são os mais importantes. Se a sua foto receber interações nesses instantes, você aumenta o alcance dela. Por isso, após realizar a publicação a recomendação é ficar de olho nas interações e responder de imediato os comentários.

3) Faça um grupo de engajamento entre seus amigos

Uma boa forma para otimizar a relevância da sua publicação, além da dica número 2, é criar um grupo de engajamento entre pessoas próximas. Você pode utilizar a funcionalidade de Melhores Amigos do próprio Instagram para compartilhar mensagens avisando que saiu um post novo e pedindo para as pessoas interagirem com o seu perfil. Você pode ter um grupo de WhatsApp, como preferir. O importante é ter um grupo de pessoas que possam se engajar com as suas publicações nos primeiros minutos.

4) Siga perfis semelhantes ao seu conteúdo

Essa dica é importante para que o seu perfil possa ensinar o algoritmo do Instagram qual é o caminho das pedras. Se você tem um perfil de moda, é importante que ele esteja ligado a esse assunto para que o algoritmo entenda que o seu conteúdo é relevante neste nicho. Então, utilize a busca do aplicativo e comece a seguir perfis semelhantes ao seu. Se você tiver o perfil de uma marca, vale seguir a concorrência também.

5) Estabeleça um tempo para dedicar-se diariamente

Deixar para acessar o perfil somente quando for realizar as publicações, pode ser muito prejudicial para a performance dele. Mais uma vez, é preciso estar conectado, interagindo com publicações, respondendo comentários, curtindo fotos de assuntos relacionados ao seu nicho. Seja tão ativo quanto um usuário comum.

Em resumo, o segredo é que você ensine os algoritmos quais são os “gostos” do seu perfil para que ele consiga identificar o seu nicho. Com isso, ele poderá mostrar o seu conteúdo para perfis que estão interessados no assunto.