Quando se fala de home office muita gente remete a imagem de trabalhar no sofá ou até mesmo na cama.  Porém, ter um lugar para trabalhar é fundamental para a organização mental e de trabalho.

Por isso, vamos dar algumas dicas básicas para ajudar a deixar o seu trabalho em casa muito mais produtivo.

  1. Tenha um espaço para o seu home office. Não precisa ser um escritório separado, mas se você puder ter uma mesa somente para o seu trabalho, já é um grande passo. Muita gente acaba trabalhando na mesa de jantar ou em um lugar improvisado. Ter um lugar determinado para trabalho fará com que o seu cérebro entenda que, quando você estiver nele, é hora de trabalhar. As distrações serão menores e seu rendimento será mais alto.
  2. Escolha uma cadeira confortável. Ficar numa posição ruim durante muitas horas do dia poderá te trazer, além de problemas de saúde, perda de foco e uma fuga para o sofá poderá parecer uma ótima opção e lá se vai sua concentração. Na hora de escolher, leve em consideração a altura da sua mesa, o comprimento das suas pernas e a inclinação da sua cabeça.
  3. Não esqueça de iluminação. Muita gente acaba esquecendo que é fundamental ter a luz correta para o seu trabalho. Até mesmo para quem escolhe ficar perto de janelas, para ter iluminação solar, é importante lembrar que nem todos os dias são de sol e precisará de iluminação artificial em muitos dias de trabalho. Para quem trabalha com computador já está acostumado a fugir dos reflexos na tela, para esses casos é importante apostar em luzes indiretas. Uma boa dica é localizar a iluminação contra paredes brancas, que refletirá e ficará muito mais iluminado.
  4. Tenha organizadores e acessórios. É fundamental que seja feito um diagnóstico de tudo que você precisa ter no seu ambiente de trabalho. Se você trabalha com muitos documentos, planeje o local para o armazenamento e manuseio desses papéis. Se você precisa de materiais de escritório, impressora, etc, faça uma lista de todos os itens que são fundamentais para o seu trabalho e planeje-se para tê-los à disposição. Afinal, não dá para ficar perdendo tempo a cada vez que for necessário utilizar um grampeador.
  5. Decore do seu jeito. Estar satisfeito com o ambiente reflete diretamente no seu bem estar e, por consequência, na sua produtividade. Há quem prefira um ambiente mais clean ou quem prefira decorar com artigos divertidos. Encontre o seu jeito preferido e seja feliz 🙂