Uma das maiores vilãs do trabalho home office é a procrastinação. Ela pode aparecer por diversos motivos. Seja por um dia chuvoso que dá vontade de ficar mais tempo na cama, seja porque você está com muitas coisas na cabeça e não sabe nem por onde começar. Para que a procrastinação seja menos frequente na sua vida, listo abaixo algumas 4 dicas de produtividade para quem faz home office.

Produtividade para quem faz Home Office, dica nº 1:  Estabeleça atividades de rotina antes de começar a trabalhar

Se você está com dificuldades de começar a trabalhar e muitas vezes a procrastinação toma conta, essa dica é bem legal. Você deve definir algumas ações e atividades que deverão ser feitas antes de começar a trabalhar. Por exemplo, para quem trabalha em horário comercial e tem dificuldade de levar de manhã e começar a trabalhar, pode definir que todos os dias pela manhã irá acordar, arrumar a cama, tomar café da manhã e após trabalhar. Esse tipo de atitude é fundamental para mostrar ao seu cérebro que ao cumprir a tarefa de arrumar a cama, ele seguirá para a seguinte de tomar café da manhã e assim por diante. Estabeleça atividades simples, de casa, pois assim você já iniciará o seu dia cumprindo os objetivos e se sentirá mais motivado e pronto para começar a trabalhar.

Produtividade para quem faz Home Office, dica nº 2: Rotina de trabalho

Por mais que uma das maiores vantagens do trabalho home office seja a flexibilidade, é importante que seja estabelecida uma rotina de trabalho, mesmo que minimamente. Não é porque você trabalha em horários fora do comum que você não possa definir uma rotina nas suas atividades. Por exemplo, você pode estabelecer uma rotina de que, ao começar a trabalhar, você primeiramente irá ler os emails novos e dar retornos e, após, você irá planejar a sua pauta do dia.

Produtividade para quem faz Home Office, dica nº 3: Defina uma carga horária diária

Essa dica é importante para que você não vire escravo de você mesmo e também não tenha a sua produtividade prejudicada por se envolver em tarefas fora do trabalho. Essa dica é fundamental para quem tem uma rotina mais flexível e que não depende de muitas pessoas para realizar o trabalho. É importante fazer essa definição para você ter o controle do seu trabalho. Mesmo para quem tem uma rotina inconstante é possível se organizar. Por exemplo, você pode definir que a sua carga horária máxima será de 8h por dia e mínima de 6h. Assim, você conseguirá planejar o seu horário de trabalho mesmo quando você tiver que ir para a terapia, natação ou buscar seu filho na escola. Para isso, é legal contar com o auxílio de um calendário digital, podendo marcar os compromissos e ter uma noção mais visual da sua semana.

Produtividade para quem faz Home Office, dica nº 4: Vista roupas confortáveis, mas tente não trabalhar de pijamas

Você pode (e deve) escolher roupas confortáveis para trabalhar – até mesmo porque, muitas vezes, as cargas horárias de trabalho em casa são grandes e não é nada bom ficar apertado em uma roupa. Essa é uma dica importante para que você possa separar os momentos de trabalho dos momentos pessoais.