Gerenciar uma equipe não é uma tarefa fácil. E quando se trata de uma equipe que não está junta fisicamente, pode ser um desafio ainda maior para o gestor.

Por isso, quero compartilhar 3 dicas básicas para tornar o dia a dia mais produtivo e com menos conflitos.

1. Gerenciar equipe: Organize-se

A organização é uma característica bem importante para um gestor, mas quando a equipe não está por perto, é de suma importância que você tenha uma rigorosa organização em relação às atividades. No caso de você ter integrantes que fazem horários diferentes por estarem em outros países, por exemplo, se não houver preparação vai dar zebra! É complicado ter uma receita mágica para a organização, pois ela precisa ser criada de acordo com o perfil de trabalho de cada um. Porém, existem ferramentas básicas disponíveis atualmente que podem ajudar a manter a sua rotina organizada:

  • Calendário do provedor de emails: O calendário do email é bem fácil de usar e todos os integrantes da sua equipe terão acesso pois já possuem emails. Você pode marcar tarefas para a equipe, já com o prazo que deve ser concluída, e isso servirá como alerta para os responsáveis. Além de que eles ajudam com os fusos horários diferentes.
  • Agenda/Planner: Caso você seja do estilo que curte algo físico para anotar, rabiscar e riscar a boa e velha agenda pode ajudar a ter uma visão das entregas da semana e como está a pauta de cada um da equipe. Atualmente está em alta o uso de Planners, eles têm funcionalidades a mais que uma agenda e são bem legais.

2. Não se desespere!

Desde o início da gestão é importante praticar o pensamento positivo e manter a calma. Muitas vezes alguém da equipe vai parar de responder e tudo bem. São diversos os motivos pra isso acontecer, desde a internet ter caído até a pessoa estar em ligação com outra pessoa da equipe. Em resumo: respire fundo e bola pra frente.

Só é importante identificar quando se trata de momentos esporádicos ou isso é uma característica da pessoa. Caso for a segunda opção, e isso estiver prejudicando o desenvolvimento do trabalho, vale marcar um bate papo para esclarecer os pontos.

3. Escolha uma equipe responsável

Caso você possa ou tenha a oportunidade de escolher a equipe que vai trabalhar com você, busque sempre pelo perfil de profissional responsável. É claro que a responsabilidade deve ser requisito de todas as vagas, mas em casos como esses, a responsabilidade fala muito mais alto. Não dá pra ter na equipe um profissional que desaparece e não dá satisfação, deixando o projeto em risco.

Enfim, na gestão são inúmeros os imprevistos que aparecem no dia a dia. Porém, com essas três dicas você poderá ter um bom início para lidar com os desafios do home office e tornar sua rotina mais agradável.